A natureza como matéria-prima,
o meio ambiente como inspiração...
quarta-feira, 24 de outubro de 2012
Folhas esqueletizadas
A esqueletização é um processo que ocorre espontaneamente na natureza, pela ação de larvas e insetos, que extraem da planta toda a clorofila, deixando aparentes suas complexas e fascinantes venações, que são as estruturas vasculares de uma folha.
Celulose pura, as “folhas-esqueleto” são superduráveis flexíveis e moldáveis, emprestando sua beleza a um sem-número de aplicações. Elas podem ser usadas individualmente, para decoração e revestimento, em embalagens, luminárias, móveis, paredes; para a arte floral, na confecção de flores dos mais variados variados formatos; para aplicação em artigos de papelaria, e scrapbooking etc. Em tons naturais, neutros, assim como clareadas ou tingidas nas mais diversas cores, as folhas da SkeletonLeaves oferecem uma extensa cartela de opções decorações decorativas.
A colheita das folhas é feita no dia anterior à produção. São usadas principalmente folhas decíduas, que caem das árvores num processo natural de renovação. As folhas são cozidas em alta temperatura e em seguida lavadas uma a uma, com grande cuidado, para que a clorofila seja removida, revelando suas nervuras. Em seguida são colocadas para secar ao natural, Algumas individualmente e outras em maços. Podem ser deixadas na cor natural, que apresenta tons terrosos e neutros, e podem também ser clareadas e tingidas nas mais diversas cores.
A folha "pata de vaca" que tem um tamanho excelente e é resistente o suficiente para fazer a esqueletização.
O processo menos tóxico é colher as folhas e deixá-las em um saco plástico fechado por um período de 40 dias. Neste período elas vão mofar.
Após o período de 40 dias, abra o saco e retire as primeiras folhas para trabalhar. Coloque dentro de um balde com água para lavar. Depois de lavadas, troque a água e mantenha as folhas em água enquanto você vai fazendo a esqueletização de uma a uma.
A esqueletização é feita com um escova de dentes. Você coloca a folha sobre a mesa (sobre papel jornal - não impresso) e começa a escovar com a escova de dentes. Aos poucos ela vai soltando todo o pigmento verde e ficando somente a fibra tipo teia. A medida que você vai passando a escovinha, vá molhando a folha para ir limpar e facilitar o processo de esqueletização. Depois de esqueletizada, você pode dar uma banho de água sanitária nas folhas para clarear. No final, se desejar colorí-las, poderá dar um banho de anilina das folhas.
Veja mais receitas e procedimentos aqui,outra maneira é PEGUE UMA FOLHA BRACA E DOBRE AO MEIO , COLOQUE A FLOR OU FOLHA NO CENTRO E COLOQUE DENTRO DE UM LIVRO, COLOQUE ALGO PRA FAZER PESO EM CIMA DO LIVRO , EM CERCA DE UMA SEMANA ESTÁ DESIDRATADA.
fontes texto: http://www.artesanatonarede.com.br/wiki/?id=16
http://www.scrapbookbrasil.com/comunidade/showthread.php?416-Desidarata%E7%E3o-e-esqueletiza%E7%E3o-de-folhas
fotos: sobradinho-distritofederal.olx.com.br
Biojóias
Cuidados com as sementes
Não molhar e não deixar em lugares úmidos e abafados, não entrar em contato com produtos químicos e ficar longe do fogo e do calor, faz parte dos cuidados básicos. Não colocar a sua Biojóia junto com suas outras jóias, para que não sejam danificadas. Não é uma jóia para entrar no mar ou na piscina. Com estes cuidados, ela pode durar muito.
Apesar de possuírem texturas e cores muito interessantes e belas, saber lidar com sementes e fibras para criação de bijuterias e jóias requer dedicação e pesquisas especiais. Diferentemente de outras “eco-matérias-primas”, as sementes estão literalmente vivas e dependendo da maneira como são tratadas e armazenadas, podem apodrecer, aumentar ou diminuir de tamanho, dar bicho e até germinar. Por isso, o tratamento das sementes deve ser um passo priorizado na produção de biojoias.
O processo de tratamento se dá primeiro através da coleta, secagem e separação das sementes. Quanto ao tratamento natural, usa-se um composto que é desinfetante, bactericida, repelente e aromático, pois utiliza de três a oito essências oleosas (andiroba, copaíba, eucalipito entre outras) em proporção variada para o tratamento natural de biojoias.
Sem sombra de dúvidas, para se iniciar um negócio focado em biojoias é preciso se cercar de cuidados e especializações sobre como lidar com esses fascinantes produtos vivos que, além do valor estético evidente, também carregam valores intangíveis que tocam questões como sustentabilidade, responsabilidade cultural, social e também o DNA da biodiversidade brasileira.
Na produção de Biojóias há a união de elementos vegetais com metais nobres como o ouro, a prata, pedras preciosas, gemas coradas, pérolas e que transformam sementes, palha, pedaços de madeiras e outros materiais em verdadeiras jóias naturais, tirando partido do que a natureza generosamente nos oferece e realçando com materiais de joalheria verdadeira.
Assinar:
Postagens (Atom)