A natureza como matéria-prima,
o meio ambiente como inspiração...
quarta-feira, 24 de outubro de 2012
Folhas esqueletizadas
A esqueletização é um processo que ocorre espontaneamente na natureza, pela ação de larvas e insetos, que extraem da planta toda a clorofila, deixando aparentes suas complexas e fascinantes venações, que são as estruturas vasculares de uma folha.
Celulose pura, as “folhas-esqueleto” são superduráveis flexíveis e moldáveis, emprestando sua beleza a um sem-número de aplicações. Elas podem ser usadas individualmente, para decoração e revestimento, em embalagens, luminárias, móveis, paredes; para a arte floral, na confecção de flores dos mais variados variados formatos; para aplicação em artigos de papelaria, e scrapbooking etc. Em tons naturais, neutros, assim como clareadas ou tingidas nas mais diversas cores, as folhas da SkeletonLeaves oferecem uma extensa cartela de opções decorações decorativas.
A colheita das folhas é feita no dia anterior à produção. São usadas principalmente folhas decíduas, que caem das árvores num processo natural de renovação. As folhas são cozidas em alta temperatura e em seguida lavadas uma a uma, com grande cuidado, para que a clorofila seja removida, revelando suas nervuras. Em seguida são colocadas para secar ao natural, Algumas individualmente e outras em maços. Podem ser deixadas na cor natural, que apresenta tons terrosos e neutros, e podem também ser clareadas e tingidas nas mais diversas cores.
A folha "pata de vaca" que tem um tamanho excelente e é resistente o suficiente para fazer a esqueletização.
O processo menos tóxico é colher as folhas e deixá-las em um saco plástico fechado por um período de 40 dias. Neste período elas vão mofar.
Após o período de 40 dias, abra o saco e retire as primeiras folhas para trabalhar. Coloque dentro de um balde com água para lavar. Depois de lavadas, troque a água e mantenha as folhas em água enquanto você vai fazendo a esqueletização de uma a uma.
A esqueletização é feita com um escova de dentes. Você coloca a folha sobre a mesa (sobre papel jornal - não impresso) e começa a escovar com a escova de dentes. Aos poucos ela vai soltando todo o pigmento verde e ficando somente a fibra tipo teia. A medida que você vai passando a escovinha, vá molhando a folha para ir limpar e facilitar o processo de esqueletização. Depois de esqueletizada, você pode dar uma banho de água sanitária nas folhas para clarear. No final, se desejar colorí-las, poderá dar um banho de anilina das folhas.
Veja mais receitas e procedimentos aqui,outra maneira é PEGUE UMA FOLHA BRACA E DOBRE AO MEIO , COLOQUE A FLOR OU FOLHA NO CENTRO E COLOQUE DENTRO DE UM LIVRO, COLOQUE ALGO PRA FAZER PESO EM CIMA DO LIVRO , EM CERCA DE UMA SEMANA ESTÁ DESIDRATADA.
fontes texto: http://www.artesanatonarede.com.br/wiki/?id=16
http://www.scrapbookbrasil.com/comunidade/showthread.php?416-Desidarata%E7%E3o-e-esqueletiza%E7%E3o-de-folhas
fotos: sobradinho-distritofederal.olx.com.br
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário